
O uso correto de ligas de solda fosforosa é determinante para a integridade de sistemas Split e VRF, evitando vazamentos e garantindo a eficiência energética dos equipamentos.
A instalação de sistemas de climatização de alta performance, como os modelos VRF (Variable Refrigerant Flow), exige um nível de precisão técnica que começa na fundação da infraestrutura: a brasagem das tubulações de cobre. Com o objetivo de elevar o padrão de qualidade e garantir a estanqueidade dos sistemas, a Northec Engenharia implementou um Procedimento Operacional Padrão (POP) rigoroso para o uso de solda foscope.
A eficácia de uma junta de soldagem não é universal; ela depende da correta seleção da liga metálica. Conforme o POP da Northec, a escolha do percentual de prata deve ser baseada na criticidade do sistema e nos materiais a serem unidos:
Nota importante: É terminantemente proibido o uso de fosfocobre simples sem fluxo em conexões de cobre com latão, ou ligas inferiores a 15% de prata em sistemas VRF.
Um dos pilares do novo procedimento da Northec Engenharia é o combate à oxidação interna da tubulação. Abrasar sem os cuidados adequados gera resíduos que podem danificar compressores e válvulas eletrônicas. Portanto, o POP estabelece:
Para a Northec Engenharia, a padronização não serve apenas para o momento da instalação, mas para a longevidade do sistema. Toda intervenção de soldagem deve ser devidamente registrada, identificando o tipo de sistema, a liga de solda utilizada e, em casos de sistemas VRF, validada pelo Encarregado Técnico.
Fonte: Procedimento Operacional Padrão (POP) – Soldagem (Brasagem) Fosforosa em Tubos de Cobre – Northec Engenharia LTDA.